Feira de Matemática 2010

IMPOSTOS: CALCULANDO FATOS, MATEMATIZANDO A REALIDADE!
Categoria: Ensino Médio – 1ª série.
Modalidade: Matemática aplicada.
Expositores: Amanda Luiza Schaade; Viviane Ewald.
Instituição: Escola de Educação Básica Professor “Júlio Scheidemantel”. Cidade: Timbó.
Orientador: Jonas Weege.
Endereço do orientador: Rua Fritz Lorenz, 196. Bairro Quintino. Timbó S/C.             CEP 89-120-000. Fone 9153-6105. jonasweege@yahoo.com.br.

IMPOSTOS: CALCULANDO FATOS, MATEMATIZANDO A REALIDADE
O tema em foco realiza a apuração de dados relacionados à carga tributária à qual estamos diariamente sujeitos. Visa através de recursos matemáticos, trazer à tona a quantidade de impostos que um brasileiro paga em tudo que consome. Buscando fazer uma média básica de consumo de um indivíduo, levando em conta suas necessidades durante um período de tempo, para que sejam calculados os valores tributários inseridos em cada produto de nosso consumo. Busca também mostrar através de seus resultados, a real situação do povo brasileiro quando se diz respeito à efetuação de pagamento de impostos, e de como é excessiva a carga tributária em nosso país, esclarecendo fatos diretamente ligados as classes trabalhadoras do Brasil, que em realidade, é a verdadeira origem de nosso dinheiro público. O projeto em pauta busca além de tudo, mostrar o quão vasta é a presença da matemática em temas relacionados à sociedade. Entre os recursos matemáticos dos quais se fará uso neste projeto, estão cálculos relacionados ao estudo de função, porcentagem, estatística, proporção e confecção de tabelas e gráficos. Faremos uso de meios práticos para alcançar os objetivos do projeto, buscaremos utilizar dados da família dos próprios alunos da turma, assim como levar em conta informações de nosso município, fazendo o projeto caminhar lado a lado de nossa realidade; visando sempre a conscientização em relação ao tema, e de como a matemática é necessária para estarmos realmente a par de questões de extremo interesse para todos, pois é ela, quem constrói a lógica necessária para todo o entendimento. Enfatizando também, que atualmente, todos podem situar-se na realidade social, podendo acompanhar a atuação exercida pelo governo, tendo assim, conhecimento de onde, e principalmente quanto, a remuneração do trabalhador brasileiro atua nas finanças da nação.



EXPRESSÕES ALGÉBRICAS E FÓRMULAS NO COTIDIANO


Categoria: Ensino Fundamental – 7ª série.
Modalidade: Matemática aplicada.
Expositores: Daniella Borth Abreu; Fabiana Schmidt.
Instituição: Escola Municipal “Erwin Prade”. Cidade: Timbó.
Orientador: Jonas Weege.
Endereço do orientador: Rua Fritz Lorenz, 196. Bairro Quintino. Timbó S/C.                 CEP 89-120-000. Fone 9153-6105. jonasweege@yahoo.com.br.

EXPRESSÕES ALGÉBRICAS E FÓRMULAS NO COTIDIANO

O tema abordado visa à melhor compreensão da relação da matemática com a nossa vida. Muitas vezes aprendemos uma série de conteúdos matemáticos sem saber para que utilizamos, quando utilizamos ou se vamos realmente utilizar em nossas vidas. Nossa intenção é demonstrar a aplicação de um conteúdo específico como o cálculo algébrico e sua relação com o cotidiano. Diante da vontade de aprender e relacionar os conteúdos com a nossa vida, as aulas proporcionam atividades favoráveis á mudança da compreensão pessoal, isto é, da visão e compreensão que cada um tem dos conteúdos matemáticos. Para que isso ocorra não basta o professor apresentar informações, nem deixar o aluno entregue a si próprio diante do assunto estudado. Precisamos de orientação para entender a aplicação da matemática para termos interesse. Um dos cálculos utilizados em sala de aula foi à criação de uma fórmula matemática para o cálculo da fatura da energia elétrica de nossas residências, estabelecendo valores fixos como taxa de iluminação pública, e valores variáveis como o consumo mensal. Além do consumo total aprendemos a calcular aproximadamente o gasto individual dos eletrodomésticos, o que facilita a forma mais eficiente de economizar energia. Com esta relação ficou evidente a utilidade de representar números por letras, pois estabelecemos uma fórmula para o cálculo da conta de energia elétrica aplicável para todas as famílias dos alunos da nossa turma, independente do consumo. Várias idéias e exemplos surgem a partir desta relação com a realidade. Após este exemplo surgiram outras maneiras para criação de fórmulas, como cálculos de outras contas, como aluguéis de veículos, folha de pagamento, compras no supermercado, etc. Descobrimos que podemos estabelecer fórmulas através da construção de triângulos, retângulos, quadrados, com régua e cartolina para entendemos na prática as fórmulas de perímetro e área. Sabemos que aprender de forma abstrata e repetitiva faz com que logo esqueçamos a diferença entre um e outro. Entendendo a origem das fórmulas não as esquecemos e aprendemos de uma forma interessada, agradável e consciente, estabelecendo fórmulas para os diferentes cálculos, e principalmente percebendo a utilidade da matemática em nossa vida.


EQUAÇÕES E SUAS RELAÇÕES COM A VIDA PRÁTICA


Categoria: Ensino Fundamental – 8ª série.
Modalidade: Matemática aplicada.
Expositores: Bruna Bolduan ; Júlia Hartmann.
Instituição: Escola Municipal “Erwin Prade”.  Cidade: Timbó.
Orientador: Jonas Weege.
Endereço do orientador: Rua Fritz Lorenz, 196. Bairro Quintino. Timbó S/C.             CEP 89-120-000. Fone 9153-6105. jonasweege@yahoo.com.br.

EQUAÇÕES E SUAS RELAÇÕES COM A VIDA PRÁTICA

A matemática de maneira geral tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, mas, muitas vezes a matemática não é percebida dessa maneira. Relatamos e sugerimos atividades práticas a fim de encontrarmos uma solução para o crescente desinteresse dos alunos em estudar, principalmente pela dificuldade encontrada pelos alunos em interpretar situações problemas. Particularmente importante é a incorporação, na educação matemática, com uma preocupação  ao ensino. Embora haja muito progresso nessa direção e se notem boa pesquisa e boas propostas curriculares visando a essa mudança, a sua plena aceitação na educação matemática ainda é um problema.Um dos conteúdos em que os alunos sentem dificuldades de aprendizagem, ou de compreensão é sem dúvida o cálculo de equações de maneira geral. Diante disso necessitamos encontrar formas de evidenciar de forma prática a aplicação de conceitos e a comprovação de regras que são repetidas, mas não entendidas.Relembramos primeiramente conteúdos já estudados na sétima série como fatoração de uma soma do tipo ax + bx, que vem a ser x.(a+b), fatoração por agrupamento como ax + bx + ay + by, que vem a ser (x+y).(a+b) e trinômio quadrado perfeito (a+b)² , (a-b) ², complemento de quadrados, bem como a construção e representação geométrica das mesmas.A partir daí evidenciamos o cálculo da área para a utilização de equações do 2º grau completas e incompletas, para resolvermos através da fatoração. No momento da construção das figuras planas os alunos passaram a entender que “a”, “b”, “x”, etc. representam números diversos formando expressões algébricas. A partir do momento em que sabemos o valor da área por exemplo. Ou seja, temos uma igualdade, passamos então a ter uma equação do 2º grau.Dessa maneira relacionamos o conteúdo abstrato de forma prática trazendo para a realidade de nossas vivências para nos apropriarmos de um ou mais conceitos que façam algum sentido em nossas vidas.Aplicamos os conceitos que construímos e resolvemos diversas situações citadas pelos alunos, contendo inclusive medidas de sua sala de aula, de sua casa, do pátio da escola, enfim daquilo que nos cerca todos os dias.