Feira de Matemática 2011

ABAIXO SEGUE OS TRABALHOS INSCRITOS PARA A FEIRA 2011.




A ENERGIA DA MATEMÁTICA


Categoria: Ensino Fundamental – 7ª série.
Modalidade: Matemática aplicada.
Expositores: Camila Maria Perini; Márcia Henkels.
Instituição: Escola Municipal “São Roque”. Cidade: Timbó.
Orientador: Jonas Weege.
Endereço do orientador: Rua Fritz Lorenz, 196. Bairro Quintino. Timbó S/C.             CEP 89-120-000. Fone 9153-6105. jonasweege@yahoo.com.br.




As novas propostas, ao acentuarem o valor das atividades do aprendiz na apropriação do saber, ao realçarem a importância do professor acolher e examinar a interpretação que o aluno faz do objeto de estudo, faz com que utilizamos de mecanismos necessários para a vivência prática do aluno em conceitos abstratos. Através do nosso estudo tentaremos expor algumas atividades práticas para o ensino-aprendizagem de matemática. Um dos conteúdos em que os alunos sentem dificuldades de aprendizagem, ou de compreensão é sem dúvida o cálculo algébrico de maneira geral. No momento em que abordamos o assunto equações na sétima série deste educandário, surgiram na fórmula para o cálculo de consumo e gasto de energia elétrica algumas dúvidas: Se há vantagem de utilizar lâmpadas econômicas no lugar de lâmpadas comuns, se realmente o chuveiro elétrico gasta tanta energia, etc. Diante do compromisso de ensinar, as aulas compreendem série de atividades favoráveis á transformação da compreensão pessoal, isto é, da visão particular desenvolvida pelos alunos em fatos realmente comprovados. É importante ressaltar que nem todas as aplicações da matemática são fáceis de serem percebidas e tão pouco aplicadas. O conhecimento ensinado na escola e a matemática aplicada ao cotidiano têm abordagens diferentes, uma enfatiza o conhecimento formal o qual se torna distante da realidade do estudante e a outra dá ênfase ao cotidiano. Respectivamente a primeira será denominada de “a Matemática da Escola”, a qual trabalha o formalismo das regras, das fórmulas e dos algoritmos, bem como a complexidade dos cálculos com seu caráter rígido e disciplinador, levando a exatidão e precisão dos resultados. Já a segunda será denominada “a matemática do cotidiano” que está presente em um simples objeto, fato ou acontecimento, ou até mesmo em uma simples conversa informal. Para que isso ocorra não basta o professor apresentar informações, nem deixar o aluno entregue a si próprio diante do objeto de estudo. Um dos cálculos utilizados em sala de aula é a criação de uma fórmula matemática para o cálculo da fatura da energia elétrica de nossas residências estabelecendo valores fixos como taxa de iluminação pública, e valores variáveis como o consumo mensal. Com esta relação ficou evidente a utilidade de representar números por letras. Várias idéias e exemplos surgem a partir desta interação com a nossa realidade, como cálculos de outras contas diversas como aluguéis de veículos, folha de pagamento, etc. evidenciando, portanto, a utilização de ferramentas matemáticas como algo realmente útil. 




MATEMÁTICA PARA A VIDA


Categoria: Ensino fundamental – 7ª série.
Modalidade: Matemática aplicada.
Expositores: Andresa Paola Wolter; Daniela Brandt.
Instituição: Escola municipal “Erwin Prade”. Cidade: Timbó.
Orientador: Jonas Weege.
Endereço do orientador: Rua Fritz Lorenz, 196. Bairro Quintino. Timbó S/C.             CEP 89-120-000. Fone 9153-6105. jonasweege@yahoo.com.br.




Ao estudarmos o cálculo algébrico na sétima série bem como as equações, aparecem inúmeras fórmulas matemáticas, e por trás delas diversas situações em que devemos e podemos criar as nossas próprias fórmulas. Como não se interessar pelo índice de massa corporal (IMC) tão mencionado em feiras, na mídia, enfim no cotidiano e entender sua utilização na minha vida. Entender os rótulos dos produtos com o total de calorias por exemplo de um pacote de salgadinho. Nessas situações cabe ao professor acolher e examinar a interpretação que o aluno faz do objeto de estudo, faz com que utilizemos de mecanismos necessários para a vivência prática do aluno em conceitos abstratos, para tranformá-los em ferramentas para a vida prática. A disciplina matemática está, geralmente, ligada a inúmeros adjetivos que denotam insatisfação, medo, receio, entre muitos outros, os quais refletem de maneira significativa na vida do aluno (escolar e social). Os professores também fazem parte desse clima de descontentamento e acabam contribuindo para esse quadro de insatisfação. É importante ressaltar que alguns educadores muitas vezes preocupam-se apenas com os compromissos didáticos, cumprir todo o programa pedagógico ou realizar todas as avaliações periodicamente. Através do nosso estudo tentaremos expor algumas atividades práticas para o ensino-aprendizagem de matemática. Um dos conteúdos em que os alunos sentem dificuldades de aprendizagem, ou de compreensão é sem dúvida o cálculo algébrico de maneira geral. Diante disso precisamos encontrar formas de evidenciar uma solução prática para a aplicação de conceitos e a comprovação de regras que são repetidas, mas não entendidas. Diante do compromisso com o saber, as aulas compreendem atividades favoráveis á transformação da compreensão pessoal, isto é, da visão particular desenvolvida pelos alunos em saber sistematizado. Através da representação de letras e números conseguimos estabelecer algumas relações importantes para o cálculo de densidade dos corpos, outro tema abordado, e proporcionalidade dos produtos. Buscamos através deste trabalho instigar as pessoas a fazer uma revisão daquilo que consomem e analisar de forma qualitativa e quantitativa os produtos.





A FUNÇÃO DA MATEMÁTICA


Categoria: Ensino Médio – 1ª série.
Modalidade: Matemática aplicada.
Expositores: Bruna Bolduan; Karoline Mayara Pellin.
Instituição: Escola de Educação Básica Professor “Júlio Scheidemantel”. Cidade: Timbó.
Orientador: Jonas Weege.
Endereço do orientador: Rua Fritz Lorenz, 196. Bairro Quintino. Timbó S/C.             CEP 89-120-000. Fone 9153-6105. jonasweege@yahoo.com.br.




Atualmente na educação matemática desenvolvemos um raciocínio cada vez mais crítico, no que diz respeito ao consumo, preço dos produtos, despesas com impostos, enfim tudo aquilo que necessita de dinheiro para conquistar. Durante o estudo de funções ficou evidente o interesse dos alunos em temas como imposto de renda, cálculo com despesas com aluguéis, energia, representações através de gráficos, etc. No ensino da Matemática, destacam-se dois aspectos básicos: um consiste em relacionar observações do mundo real com representações (esquemas, tabelas, figuras); outro consiste em relacionar essas representações com princípios e conceitos matemáticos. Nesse processo, a comunicação tem grande importância e deve ser estimulada, levando-se o aluno a "falar" e a "escrever" sobre Matemática, a trabalhar com representações gráficas, desenhos, construções, a aprender como organizar e tratar dados. Através do nosso estudo buscamos expor algumas atividades práticas para a discussão de conceitos matemáticos e suas relações com nossa vida. Um dos conteúdos em que os alunos têm interesse de aprendizagem, ou de compreensão é sem dúvida o cálculo com funções de maneira geral. No momento em que abordamos o assunto funções na 1ª série deste educandário, surgiram na fórmula para o cálculo de Imposto de renda e gasto de energia elétrica algumas dúvidas: Quanto que um trabalhador deve pagar imposto de renda, como é calculado a fatura de energia, quanto de imposto pagou sobre este consumo, etc. Diante deste interesse, as aulas compreendem uma série de atividades favoráveis á transformação da compreensão pessoal, isto é, da visão particular desenvolvida pelos alunos em fatos realmente comprovados. É bem verdade que, quando este interesse parte. Um dos cálculos utilizados em sala de aula é a criação de uma fórmula matemática para o dos alunos, nosso trabalho é facilitado, pois o grande desafio na educação hoje é despertar o interesse no educando pelo objeto de estudo. Várias idéias e exemplos surgem a partir desta interação com a nossa realidade, como cálculos de outras contas diversas como aluguéis de veículos, folha de pagamento, etc. evidenciando, portanto, a utilização de ferramentas matemáticas como algo realmente útil e real. 








OS JUROS E A MATEMÁTICA, PLANEJAR DE FORMA PRÁTICA


Categoria: Ensino Médio – 2ª série.
Modalidade: Matemática aplicada.
Expositores: Amanda Luíza Schaade; Viviane Ewald.
Instituição: Escola de Educação Básica Professor “Júlio Scheidemantel”. Cidade: Timbó.
Orientador: Jonas Weege.
Endereço do orientador: Rua Fritz Lorenz, 196. Bairro Quintino. Timbó S/C.             CEP 89-120-000. Fone 9153-6105. jonasweege@yahoo.com.br.



O presente trabalho, cujo tema em foco está voltado para a cobrança de juros à qual nós, brasileiros estamos sujeitos; busca a percepção de como os recursos matemáticos são fundamentais para estar a par dos valores reais em juros que em cada compra parcelada ou financiamento nos são cobrados. Visa utilizar dados próximos ao cotidiano dos realizadores do projeto, buscando informações de aquisições, juros pagos sobre possíveis compras com base nos maiores sonhos de consumo de nossos pais, colegas e professores. Levando-se em conta também, a situações das taxas no Brasil, seu crescimento ao longo dos anos; busca-se com dados concretos o montante de juros realmente pagos em determinado período de tempo, e sua exploração em proporção à valores bases do Brasil, salários principalmente. Tudo isto, a fim de trazer a tona uma parcela da origem do dinheiro público em números. Ainda, mostrar-se-á de que maneiras os tão famosos juros podem fazer nosso dinheiro render a cada mês, evidenciando seu lado positivo e negativo, afinal, ambos estão diretamente ligados à classe consumidora de nosso país; classe esta, sobre a qual é posta uma das maiores taxas de pagamentos de juros do mundo. Tudo isto, se fará da maneira mais prática possível, baseando-se em preços, valores, alíquotas, formas de pagamentos e tabelas de dados de nosso município; com os quais as bases matemáticas se encarregarão de proporcionar a lógica que o projeto visa mostrar a seus espectadores. Entre os conteúdos abordados, se fará uso do cálculo de Progressão Geométrica, construção e soma de se matrizes, regra de três simples, cálculos de proporção, estatística, juros compostos, cálculo de montante, tendência de crescimento, e por fim, a utilização de tabelas e gráficos para exemplificar dados e conclusões. Assim, busca-se a conscientização do tema, demonstrando que nos dias atuais é de extrema importância o brasileiro ficar a par das suas finanças em totalidade, pois grande parte dela é que dá origem ao dinheiro público que mantém a estrutura do país. Dessa forma, o projeto em pauta caminha junto à realidade dos dias de hoje; e é a matemática a chave essencial para a inserção no mundo da busca por todos os entendimentos.